Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

Benefícios da arteterapia para idosos

Postado: 16 de maio de 2022

A terceira idade é uma fase cheia de novos desafios para as fessoas. O aumento da população idosa no Brasil alerta para a necessidade de investir em recursos para melhorar a qualidade de vida durante essa fase. Nesse sentido, muito tem se falado sobre os benefícios da arteterapia para idosos.

No entanto, existem diferentes ações que buscam melhorar a perspectiva de vida pessoal e social do idoso, protegendo sua capacidade cognitiva e de organização de ideias e de pensamentos. Uma dessas ferramentas é a arteterapia, um instrumento que pode ser um grande aliado na promoção da saúde da pessoa idosa.

Entenda o que é a arteterapia, seus principais benefícios para os idosos e os materiais necessários para participar do processo arteterapêutico.

A arteterapia para idosos estimula o funcionamento do sistema cognitivo e motor, aumentando a qualidade de vida de cada um.

O que é a arteterapia?

A arteterapia consiste em um processo terapêutico, que associa a arte ao processo expressivo para o autoconhecimento e para a manifestação de emoções, em contraponto a tudo que está ao redor do praticante. Dessa forma, a arteterapia busca, por meio das imagens produzidas, projetar os sentidos da própria existência humana, uma vez que se estimula a expressão de sentimentos reprimidos e conflitos internos. 

Vale lembrar que a arteterapia pode ser realizada de diversas formas: música, dança, artes plásticas, pintura, teatro, poesia, entre outras maneiras de se expressar.

Quais os principais benefícios da arteterapia para idosos?

O principal benefício proporcionado pela arteterapia é o resgate ou a melhora na qualidade de vida de pessoas de todas as idades, uma vez que estimula o cérebro a se manter ativo, fato esse que torna a técnica um processo terapêutico importante para a saúde da pessoa idosa. Além das vantagens que envolvem a função cognitiva, a ferramenta auxilia no tratamento de dores físicas e de algumas doenças, como o Alzheimer, por exemplo.

Vantagens da arteterapia para os idosos

  • Estímulo à concentração e memória;
  • Possibilidade de expressar sentimentos;
  • Redução dos níveis de estresse e ansiedade;
  • Socialização;
  • Menor frequência de episódios de depressão;
  • Melhor coordenação motora;
  • Estímulo à criatividade;
  • Promove o autoconhecimento.

Quais são os materiais necessários para participar das sessões de arteterapia?

Os materiais usualmente recomendados para participar das sessões de arteterapia são bastante simples: folha de papel, lápis de cor, canetinhas, cartolina, tinta guache, entre outros. Bastam poucos investimentos para que sejam expressos os sentimentos por meio de pintura, desenho, recortes, colagem, modelagem, dramatização, escrita, música e demais recursos que permitem que o indivíduo possa perceber e expor o mundo na forma imagética, tornando-se, aos poucos, um sujeito ativo no processo arteterapêutico.

Lembre-se: a arteterapia para idosos pode desempenhar grandes benefícios para a saúde, pois, além de exercitar diversos músculos do corpo, incentiva o funcionamento do cérebro. Dessa forma, auxilia na reabilitação dos movimentos e na melhoria da criatividade.

Publicado por: dolcevivere

1.755 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *