Alimentação do Idoso: Comer bem

Postado: 6 de fevereiro de 2020

alimentação idosos


Um carinho ao corpo


Chegar à terceira idade é perceber que o tempo passa rápido e que ainda se tem muito a aproveitar. Para isso, é preciso saúde e disposição.


Com o avançar da idade, ocorrem alterações no funcionamento do organismo, afetando a digestão, a imunidade e o metabolismo. O idoso tende a perder o apetite, a ter dificuldade de mastigar, de sentir sabores, além de ter um processo digestivo e um trânsito intestinal mais lento.


Uma alimentação balanceada, no entanto, se faz necessária para suprir carências geradas no organismo pelo processo de envelhecimento. Logo, torna-se um desafio manter uma rotina equilibrada, com o aporte necessário de nutrientes, vitaminas e minerais.


Para incentivar o momento da refeição é importante estimular os sentidos: visão, olfato e paladar. Tornando o momento divertido e prazeroso.


Conheça alguns dos grupos alimentares importantes para o bem-estar e qualidade de vida dos idosos:
.

  • Alimentos Energéticos: carboidratos e gorduras. Importantes para as atividades diárias e para o bom funcionamento do metabolismo.
  • Alimentos Construtores: proteínas, cálcio e fibras. Atuam na recomposição e manutenção de tecidos musculares e ósseos.
  • Alimentos Reguladores: minerais, fibras e vitaminas em geral. Facilitam a ingestão e absorção de nutrientes, além de garantir bom funcionamento do sistema digestivo e o transporte de vitaminas por todo o organismo.



Dolce Vivere

Publicado por: dolcevivere

460 visualizações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *