Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

Alimentação na terceira idade: saiba como cuidar

Postado: 16 de dezembro de 2021

Manter bons hábitos alimentares por toda a vida é um dos principais fatores que permitem que os idosos tenham mais qualidade de vida e saúde. Com o prolongamento da pandemia da Covid-19 e todos os problemas físicos e emocionais que o distanciamento social tem causado à saúde de todos, a atenção com a alimentação na terceira idade aumentou, principalmente, por estes pertencerem ao grupo de risco para o Coronavírus e estarem mais suscetíveis a complicações durante o período de infecção ou na fase de recuperação das sequelas deixadas pelo vírus.

Portanto, ter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes é fundamental, não somente para manter o corpo fortalecido e resistente a doenças, mas também para viver com qualidade de vida e muita disposição. Confira aqui algumas dicas de cuidados para se ter uma alimentação saudável e balanceada na terceira idade.

Planeje suas compras e refeições

Para manter o equilíbrio da alimentação na terceira idade, é fundamental planejar o que será comprado, ajudando, e muito, na manutenção da dieta, já que alimentos nutritivos e variados estarão disponíveis em casa para o consumo. Por isso, ter uma lista de itens que estejam faltando na despensa ou na geladeira é importante, permitindo que a alimentação seja sempre rica em nutrientes e saborosa, evitando gastos excessivos com o que já se tem em casa.

A alimentação na terceira idade precisa ser rica em fibras, frutas e alimentos naturais para uma melhor qualidade de vida

Tenha uma rotina alimentar

Os idosos precisam manter uma rotina com horários bem definidos para cada refeição. Nesse sentido, é importante que o café da manhã, almoço e jantar sejam realizados todos os dias e em horários determinados, tendo inclusive tempo para ingerir os alimentos bem devagar. Caso tenha fome nos intervalos, priorize pequenos lanches, com frutas ou castanhas, por exemplo.

Prefira, sempre que possível, alimentos integrais ou naturais

Os idosos precisam consumir alimentos compostos de carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, como o arroz, aveia, pão, abóbora, mandioca, batata, milho, dentre outros. Dê preferência às formas integrais, que preservam a quantidade de fibras, melhoram o sistema digestivo, garantem a sensação de saciedade por mais tempo e são mais ricos em nutrientes.

Consuma frutas, verduras e legumes todos os dias

Frutas, legumes e verduras são alimentos ricos em nutrientes, como vitaminas, minerais e fibras, que possuem um poder preventivo contra algumas doenças e contribuem para o bom funcionamento do intestino. O ideal é  que o idoso tenha sempre pratos coloridos, com alimentos variados e equilibrados.

Uma dupla nutritiva no prato do brasileiro

A combinação mais completa e saudável é a dupla tão querida pela maioria dos brasileiros: o arroz com feijão. Mas você não precisa comer todos os dias o mesmo tipo de feijão e com o mesmo sabor, já que existem variações disponíveis que podem ajudar a diversificar as suas refeições, tais como o feijão preto, carioquinha, manteiga, verde, de corda, branco, além das leguminosas, como a soja, o grão-de-bico, a ervilha e a lentilha.

Hidrate-se

Beber água é essencial para o funcionamento do corpo e, por isso, é tão importante estar atento em manter-se sempre bem hidratado. Mas lembre-se: a água não pode ser substituída por outros líquidos. Para as pessoas que não gostam de beber água pura, uma boa dica é aromatizá-la com hortelã ou cascas de laranja ou limão.

Alimentos que devem ser evitados

O vilão dos alimentos que devem ser evitados pelos idosos são os ultraprocessados, que além de possuírem baixo valor nutricional, por vezes, são altamente calóricos, devido ao excesso de açúcar, gordura e sal em sua composição. Os cuidados com o consumo desses tipos de alimentos podem ajudar o idoso a ficar longe de doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão, além de ajudar no controle do peso.

Fazem parte desse grupo: guloseimas como bolachas, salgadinhos, refrigerantes, sucos industrializados, margarina, tempero pronto, sopas prontas, macarrão instantâneo, embutidos, refeições congeladas dentre outros.

Leia rótulos e embalagens

Os rótulos e as embalagens dos alimentos possuem informações fundamentais para a saúde, já que expõem a composição deles. Fique atento se o alimento contém excesso de gordura, açúcar e sódio, e evite os ultraprocessados. Quanto mais fresco e natural for o alimento, mais saudável esse será.

Lembre-se: Quando a alimentação sozinha não consegue alcançar as quantidades de nutrientes necessárias ao idoso, é necessário o uso da suplementação, que somente poderá ser usada com acompanhamento médico ou nutricional. Por isso, consulte um especialista e realize os exames específicos para checar se a sua alimentação está suficiente ou se precisará de mudanças para melhorar a sua saúde e qualidade de vida.

Dolce Vivere







Publicado por: dolcevivere

25 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *