Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

A importância de um ambiente adaptado para idosos

Postado: 30 de outubro de 2020

A acessibilidade é um tema cada vez mais relevante e que está diretamente ligado à independência de pessoas idosas ou com deficiência. Mudanças muitas vezes simples nos ambientes já fazem toda a diferença para que eles sejam mais seguros e acessíveis. Depois dos 60 anos, ter uma casa adaptada pode ser sinônimo de mais conforto e liberdade.

Segundo pesquisadores da Universidade de São Paulo, uma casa projetada para idosos reduz em 40% o número de acidentes domésticos. A Associação Brasileira de Normas Técnicas dá algumas recomendações para tornar esses ambientes mais amigáveis.

Uma das principais é evitar escadas e degraus. Casas planas têm menos propensão a acidentes. Também é bom ficar atento a desníveis no quintal. O piso não deve ser escorregadio e as portas largas não só facilitam a movimentação, como podem ser essenciais para idosos que usam cadeiras de rodas, bengalas ou muletas. O ideal é que as portas tenham 0,90 m e 1,00 m. Tirar tapetes dos ambientes é também uma boa escolha para evitar quedas. Podem, ainda, ser instalados corrimãos em áreas que podem deixar os idosos mais inseguros.

Fonte: Casa Vogue

Publicado por: dolcevivere

464 visualizações

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *