Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

Benefícios do atendimento domiciliar para idosos

Postado: 18 de abril de 2022

O atendimento domiciliar para idosos, ou home care, tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil nas últimas duas décadas. Primordialmente, isso se explica pelo envelhecimento da população e aumento da expectativa de vida.

Mesmo não sendo uma modalidade de atendimento exclusiva da terceira idade, grande parte da clientela que opta por esse serviço já passou dos 60 anos. Em suma, o atendimento, no conforto da sua residência, de diversas especialidades da saúde, é um dos atrativos do serviço.

Dessa forma, saiba por que o atendimento domiciliar se torna tão importante para a saúde do idoso. Além disso, veja como funciona e quais as principais vantagens desse serviço assistencial.

O atendimento domiciliar para idosos tem grande benefício para a qualidade de vida dos pacientes

Por que a opção de atendimento domiciliar se torna tão importante para a saúde do idoso?

O atendimento domiciliar para idosos é indicado para os que precisam de tratamento fora do ambiente hospitalar ou reabilitação. Afinal, não existe lugar mais confortável para o idoso do que o seu próprio lar e o convívio familiar. Além disso, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as infecções hospitalares respondem a mais de 100 mil mortes no país. Nesse sentido, a escolha pelo serviço busca evitar essa situação para que idoso receba a assistência necessária, fora do ambiente hospitalar.

Como funciona o atendimento domiciliar?

O atendimento domiciliar pode oferecer dois tipos de serviços de cuidados hospitalares, sendo eles os cuidados ambulatoriais e a internação domiciliar. Assim, a primeira classificação consiste na visita, em domicílio, dos profissionais responsáveis pelo cuidado humanizado necessário, da mesma forma que receberia se estivesse em uma unidade hospitalar.

Do mesmo modo, a internação domiciliar requer a montagem de uma estrutura hospitalar, de acordo com as necessidades clínicas do paciente, que deve estar em situação estável, além do acompanhamento de médicos e demais profissionais de saúde.

Benefícios do serviço de atendimento domiciliar

·       Assistência individual;

·       Maior acolhimento;

·       Humanização do cuidado;

·       Maior proximidade da família em relação ao tratamento;

·       Sem necessidade de deslocamentos;

·       Maior autonomia do paciente;

·       Conforto em ser atendido em sua própria casa;

·       Maior cuidado com a higiene pessoal e saúde mental;

·       Prevenção de infecções hospitalares;

·       Menor tempo de internação;

·       Aumento da segurança do paciente;

·       Menor custo de tratamento, quando comparado às instalações hospitalares.

O atendimento no domicílio do paciente requer planejamento. Nesse sentido, é necessária adequação da estrutura física da residência, a dinâmica familiar e o estado de saúde do idoso que precisa ser assistido constantemente. Assim, assistência pode ser realizada para idosos que vivem com suas famílias ou para aqueles que moram em locais que ofereçam serviços de hospedagem para a terceira idade.

Por Dolce Vivere Home

Publicado por: dolcevivere

247 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *