Benefícios do atendimento domiciliar para idosos

Postado: 18 de abril de 2022

O atendimento domiciliar para idosos, também conhecido como home care, tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil nas últimas duas décadas, principalmente por causa do envelhecimento da população e do consequente aumento da expectativa de vida.

Mesmo não sendo uma modalidade de atendimento exclusiva da terceira idade, grande parte da clientela que opta por esse serviço já passou dos 60 anos, em busca de atendimento, no conforto da sua residência, de diversas especialidades da saúde.

Saiba por que a opção de atendimento domiciliar se torna tão importante para a saúde do idoso, como funciona e quais as principais vantagens desse tipo de serviço assistencial.

O atendimento domiciliar para idosos tem grande benefício para a qualidade de vida dos pacientes

Por que a opção de atendimento domiciliar se torna tão importante para a saúde do idoso?

O serviço de atendimento domiciliar é indicado para as pessoas que precisam de cuidados de saúde, seja para a manutenção do tratamento fora do ambiente hospitalar como para a reabilitação. Afinal, não existe lugar mais confortável para o idoso do que o seu próprio lar e o convívio familiar. Além disso, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as infecções hospitalares respondem, atualmente, por mais de 100 mil mortes no país, o que pode ser evitado se o idoso conseguir receber a assistência necessária, fora do ambiente hospitalar.

Como funciona o atendimento domiciliar?

O atendimento domiciliar pode oferecer dois tipos de serviços de cuidados hospitalares, sendo eles os cuidados ambulatoriais e a internação domiciliar. A primeira classificação consiste na visita, em domicílio, de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e terapeutas para o cuidado humanizado necessário, da mesma forma que receberia se estivesse em uma unidade hospitalar.

Já a internação domiciliar requer a montagem de uma estrutura hospitalar, de acordo com as necessidades clínicas do paciente, que deve estar em situação estável, além do acompanhamento de médicos e demais profissionais de saúde.

Benefícios do atendimento domiciliar para idosos

·       Assistência individual;

·       Maior acolhimento;

·       Humanização do cuidado;

·       Maior proximidade da família em relação ao tratamento;

·       Sem necessidade de deslocamentos;

·       Maior autonomia do paciente;

·       Conforto em ser atendido em sua própria casa;

·       Maior cuidado com a higiene pessoal e saúde mental;

·       Prevenção de infecções hospitalares;

·       Menor tempo de internação;

·       Aumento da segurança do paciente;

·       Menor custo de tratamento, quando comparado às instalações hospitalares.

O atendimento no domicílio do paciente requer alguns desafios e etapas de planejamento, que envolvem a adequação da estrutura física da residência, a dinâmica familiar e o estado de saúde do idoso que precisa ser assistido constantemente. A assistência pode ser realizada para idosos que vivem com suas famílias ou para aqueles que moram em locais que ofereçam serviços de hospedagem para a terceira idade.

Publicado por: dolcevivere

10 visualizações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *