Códigos QR nas unhas para problemas de memória

Postado: 18 de abril de 2019

O Japão é um dos países com mais idosos no mundo. Em 2015, o número de pessoas com mais de 80 anos alcançou 10 milhões e a expectativa é que o envelhecimento continue crescendo. Além disso, o país também conhecido por oferecer uma ótima qualidade de vida para a terceira idade.

Um dos últimos lançamentos tecnológicos criados por lá foi o código QR nas unhas para ajudar quem sofre com problemas de memória, devido à demência. Em uma cidade chamada Iruma, muitos moradores idosos que apresentam esta doença estão sendo monitorados por um código QR colocado em adesivos nas unhas dos pés e das mãos.

Os códigos são usados para armazenar informações do idoso em uma matriz de pontos ou em um em um código de barras bidimensional. Os principais dados reunidos nos códigos são: nome completo, endereço de casa e telefone para contato.

O serviço foi lançado no final de 2016, no Japão, e é totalmente gratuito. O adesivo é a prova d’água e pode ficar nas unhas por até duas semanas e facilita à polícia obter dados dos idosos através apenas de um escaneamento.

 

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-38431831

Publicado por: dolcevivere

178 visualizações

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *