Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

Como prevenir o desenvolvimento da catarata

Postado: 23 de março de 2018

Dentro de nossos olhos existe uma lente chamada cristalino. Como o próprio nome sugere, ela é translúcida e é a superfície em que as imagens captadas pelos olhos são focalizadas. Com o envelhecimento, o cristalino sofre um processo natural de degeneração e vai ficando turvo — e isso é o que chamamos de catarata.

A catarata bloqueia o processamento da luz pela retina, causando perda de visão gradual e incolor; a pessoa muitas vezes demora a perceber o que realmente está ocorrendo. A doença é a principal causa da cegueira no mundo hoje, portanto, informe-se para prevenir e tratar a catarata.

A boa notícia é que não só essa degeneração é tratável e tem altíssimas chances de sucesso, como também existem meios eficientes de prevenção. Se você se preocupa com a saúde de seus olhos, não deixe de ler o post até o fim. Nele, trazemos dicas de como evitar que seu cristalino perca a transparência. Preparado? Boa leitura!

Use óculos escuros

Nosso corpo tem a capacidade de regenerar e substituir a maioria das células danificadas nos mais diversos tecidos e órgãos. O cristalino é uma exceção. Os danos causados pela radiação solar se acumulam, ao longo dos anos, e contribuem para a opacidade dessa lente.

Por isso, usar óculos escuros é fundamental para prevenir a catarata. Mas, atenção: é preciso escolher óculos de boa qualidade, feitos com rigor e que possuam proteção real contra os raios UV (ultravioleta).

Atente para a dieta

Uma pesquisa de 2016, realizada por cientistas da Kings College London, revelou que os efeitos antioxidantes da vitamina C têm grande influência na prevenção da catarata. Inclua em sua dieta alimentos ricos nesse micronutriente, como a acerola, o pimentão amarelo cru, o morango fresco e o mamão.

Além disso, aumente o consumo de alimentos que contenham outros antioxidantes, como tomate, abacate, ameixa e peixes, como sardinha e atum. Todos eles previnem o envelhecimento precoce do organismo.

Controle o diabetes

O cristalino recebe nutrientes através do humor aquoso — o líquido que mantém nossos olhos permanentemente úmidos. Nas pessoas com diabetes não diagnosticado ou fora de controle, os níveis de açúcar nesse líquido são mais altos. O açúcar, então, passa para o cristalino, o que interfere em sua integridade.

Por isso, se você já tiver sido diagnosticado com diabetes ou tiver histórico da doença na família, procure seu médico e faça um controle rígido da doença.

Não fume

Evitar o tabagismo é um fator de promoção de saúde de uma forma geral. O hábito já foi relacionado ao surgimento de diversos tipos de cânceres, ao agravamento de doenças como a hipertensão e, também, a catarata.

O cigarro aumenta a quantidade de radicais livres no organismo. Sabe-se que, quanto maior a quantidade de radicais livres, mais acelerado é o envelhecimento. Nos olhos, essas substâncias contribuem para a deterioração das células do cristalino — que, vale lembrar, não se regeneram nem são substituídas.

Visite seu oftalmologista regularmente

Apesar de a grande maioria dos casos de catarata ser uma consequência do processo natural de envelhecimento, alguns pacientes desenvolvem a opacidade como consequência de alguma outra doença, como uma uveíte (inflamação dentro do olho) ou glaucoma.

Se você tem entre 18 e 60 anos e não faz parte de nenhum grupo de risco, o ideal é fazer uma consulta com o oftalmologista a cada dois anos. Para quem já passou dessa idade ou tem algum problema que ameace a saúde dos olhos, a visita deve ser anual. O médico saberá indicar a melhor forma de manter essas doenças sob controle, atuando também na prevenção da catarata.

Caso o prazo de sua última consulta já esteja vencendo, marque agora mesmo um horário com um de nossos oftalmologistas! Teremos prazer em atendê-lo!

Publicado por: dolcevivere

503 visualizações

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *