Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

Desafios do envelhecimento: como superá-los?

Postado: 7 de março de 2022

O envelhecimento da população tem sido evidenciado nos últimos anos no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30 milhões de pessoas residentes no país possuem, atualmente, mais de 60 anos de idade. Para os próximos anos, a expectativa é que esse número cresça ainda mais, chegando a superar o quantitativo de crianças a partir de 2039. Diante dessa mudança de cenário, torna-se ainda mais necessário refletir sobre os muitos desafios  pelos quais as pessoas passam ao chegar na terceira idade, assim como os múltiplos significados que permeiam o processo natural do envelhecimento.

Infelizmente, a sociedade contemporânea ainda está muito longe do tão sonhado mundo ideal para se viver a velhice, com todo o acolhimento e respeito que os idosos merecem. Entretanto, compreender os principais obstáculos enfrentados por essa parcela da população é uma forma de romper com os paradigmas impostos pela sociedade, com a finalidade de minimizar as dificuldades apresentadas aos idosos e em busca de garantir o bem-estar biopsicossocial.

A seguir, conheça alguns desafios enfrentados pelas pessoas ao chegarem na terceira idade e dicas de como romper com os mitos e preconceitos estigmatizados ao longo de tantos anos na sociedade.

Manter a atividade é um dos desafios do envelhecimento

Rede de apoio familiar

Manter uma rede de apoio familiar é essencial para que se estabeleçam laços fortalecidos por toda a vida, mas também pode ser considerado um dos desafios do envelhecimento.

Com o passar dos anos, os filhos passam a ser independentes e constroem sua própria família. O tempo, então, torna-se mais curto para conseguir manter todas as nuances da vida e, com isso, por vezes, o idoso se sente abandonado, podendo desencadear transtornos como, por exemplo, a ansiedade e a depressão. Por isso, a rede de apoio ao idoso se torna muito importante, procurando, sempre que possível, aproximar o idoso para o convívio com a família e para participar das decisões em grupo.

Interação social

As relações sociais são importantes em todos os ciclos da vida, mas durante a terceira idade, fortalecer os laços com outras pessoas pode ajudar a melhorar a saúde mental do idoso, uma vez que muitos acabam por desenvolver transtornos mentais por se sentirem sozinhos. O convívio social também é fundamental para incentivar a capacidade cognitiva, estimulando novas experiências e objetivos para levar a vida com muita alegria e bem-estar.

Trabalho

Um dos importantes desafios do envelhecimento está relacionado ao trabalho. Isso porque a sociedade brasileira não tem um mercado inclusivo para as pessoas com mais de 60 anos, ao mesmo tempo em que há a clara necessidade de que o idoso permaneça ativo em sua vida laboral para prover o sustento da família. Em muitos casos, inclusive, a aposentadoria representa uma expressiva redução salarial, em comparação ao valor recebido durante a vida ativa.

Cuidados com a saúde

O avançar da idade exige alguns cuidados adicionais com a saúde, com uma rotina de consultas médicas e exames clínicos, com foco na prevenção e na manutenção da qualidade de vida. Devido às diversas mudanças no organismo, o idoso precisa de atenção para evitar acidentes domésticos ou quedas nas ruas, além de seguir uma rotina de atividades físicas e alimentação balanceada.

Vale lembrar que os cuidados com a alimentação e a prática de atividades físicas devem ser mantidos durante a terceira idade, para evitar o enfraquecimento muscular e dos ossos, quadros de desnutrição e desidratação, além do surgimento de doenças.

Esteja preparado para envelhecer

Estar preparado para as muitas mudanças que acontecem com a chegada da terceira idade é muito importante para que o idoso tenha qualidade de vida e sensação de bem-estar. Por isso, esteja sempre informado sobre o assunto e encontre formas de melhorar a sua qualidade de vida para o futuro e de procurar garanti-la aos seus familiares que já passaram dos 60 anos.

Publicado por: dolcevivere

251 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *