Dia Nacional e Internacional do Idoso: escolha envelhecer com qualidade de vida

Postado: 11 de outubro de 2021

No dia 27 de setembro é celebrado o Dia Nacional do Idoso, visando a aumentar a conscientização da população sobre o impacto do envelhecimento das pessoas e os cuidados necessários para se chegar com mais qualidade de vida à terceira idade. O tema é tão relevante que também é celebrado em 1º de outubro em diferentes partes do mundo, data em que se comemora o Dia Internacional do Idoso.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje os idosos brasileiros já somam mais de 28 milhões e a expectativa do Ministério da Saúde é que até 2031 o quantitativo chegue a 43 milhões. Portanto, é preciso ter em mente a importância de cuidar da saúde física e emocional não apenas na terceira idade, mas durante toda a vida. Aliás, o processo de envelhecimento faz parte dos ciclos da vida humana e, por isso, quanto antes as medidas preventivas forem adotadas, mais as pessoas minimizam riscos e desafios a serem enfrentados na terceira idade.

Saiba como as pessoas podem envelhecer com mais saúde e confira algumas dicas para aumentar o bem-estar e a qualidade de vida na terceira idade.

Afinal, como podemos envelhecer com mais saúde e qualidade de vida?

O primeiro passo para conquistar uma velhice tranquila e mais saudável é adotarmos comportamentos e um estilo de vida que causem menos danos à saúde física e mental ao longo de toda a vida. Quanto antes as medidas preventivas forem tomadas, mais chances de conquistar lá na frente momentos de bem-estar e ter uma vida com mais qualidade.

Muitas vezes, o estresse e a correria do dia a dia levam as pessoas a descontar suas angústias e frustrações no aumento do consumo de bebidas alcoólicas, uso de cigarros ou outras drogas, e não incorporam o hábito de praticar exercícios físicos regularmente. Essas atitudes podem gerar uma série de complicações para o bom funcionamento do corpo e, inclusive, ocasionar doenças físicas e mentais no futuro.

Outros pontos essenciais para chegar com saúde à terceira idade é manter uma alimentação balanceada e saudável, realizar exames periódicos e manter uma boa rede de relacionamento com a família e os amigos. Além disso, estimular o funcionamento do cérebro com atividades prazerosas e até mesmo desafiadoras é muito importante para manter a saúde mental longe dos transtornos emocionais, como ansiedade e depressão.

Dicas para aumentar o bem-estar e a qualidade de vida na terceira idade

Pratique exercícios físicos:

A prática de exercícios físicos é fundamental para manter a saúde física e mental das pessoas de todas as idades, e para os idosos não seria diferente. Porém, na terceira idade, a prática deve ser realizada com supervisão profissional, para evitar lesões, quedas e outros problemas para quem já está com idade avançada.

É importante salientar que mesmo o exercício físico sendo considerado leve, para os idosos tem um enorme potencial de equilibrar a mente e o corpo. É claro que sempre é necessário respeitar os limites, investindo em uma rotina de exercícios aeróbicos para o fortalecimento da musculatura e o aumento da flexibilidade e equilíbrio corporal.

Tenha uma alimentação saudável:

Ter uma boa alimentação é fundamental em todas as etapas da vida, mas na terceira idade o organismo exige alguns cuidados alimentares específicos para manter o corpo saudável e ativo. As mudanças hormonais e a desaceleração do metabolismo fazem com que os idosos precisem ingerir alimentos mais nutritivos e menos calóricos. Por isso, contar com a ajuda de um nutricionista é imprescindível para que o idoso ganhe em qualidade de vida e disposição para realizar todas as tarefas do dia a dia.

Estimule o seu cérebro:

A prática de atividades intelectuais é muito importante para a saúde dos idosos, já que o cérebro precisa ser constantemente estimulado para manter o seu pleno funcionamento. Invista em momentos de leitura, escrita, jogos e em novas atividades, como aprender a dançar, tocar um instrumento, cozinhar, costurar, entre outras. O mais importante é manter a mente sempre ativa e longe de pensamentos negativos.

Mantenha um bom relacionamento social:

O convívio social é essencial para que o idoso se mantenha afastado de uma grande vilã da terceira idade: a depressão. Esse transtorno mental acomete grande parte da população com idade avançada e está diretamente relacionado ao fato de que o idoso tende a se isolar do convívio social e familiar por diversos motivos. Por isso, mantenha-se sempre ativo e busque resgatar antigas amizades, além de conquistar novas. Com certeza, você perceberá quão  importante é na vida das pessoas e se sentirá muito mais feliz e tranquilo.

Faça planos para o futuro:

Traçar metas para o futuro é de grande importância para a qualidade de vida dos idosos. Aliás, com o aumento da expectativa de vida, as pessoas que se aposentam aos 60 anos têm mais chances de viver ainda por décadas. É fundamental encontrar um novo sentido para a vida e muitas atividades para o dia a dia.

Todas essas dicas podem ajudar os idosos a viverem mais e melhor. Portanto, se você não chegou à terceira idade ainda, saiba que quanto antes adotar um estilo de vida mais saudável, mais chances terá de se tornar um idoso com mais saúde e disposição. Se você já passou dos 60 anos, reflita sobre como é importante desfrutar da vida de um jeito mais leve e feliz.

Publicado por: dolcevivere

4 visualizações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *