Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

Diabetes em idosos: como lidar

Postado: 4 de novembro de 2021

O diabetes mellitus é uma doença que tende a aparecer conforme a idade avança, embora possa surgir em todas as fases da vida. As causas da doença são as mesmas para todas as idades: produção insuficiente ou má absorção de insulina, que é o hormônio que regula a glicose (açúcar) no sangue e a transforma em energia para todo o organismo.

No diabetes tipo 1, geralmente diagnosticado na infância, o pâncreas deixa de produzir insulina, aumentando os níveis de açúcar no sangue. Já o diabetes tipo 2 é o mais comum e tende a ocorrer em pessoas a partir dos 40 anos e nos idosos, sendo os hábitos alimentares e o sedentarismo os principais vilões para desencadear a condição.

Para ajudar a prevenir essa doença crônica e evitar sua evolução para quadros mais graves, nada melhor que conhecê-la e, com isso, prevenir futuras complicações para a saúde. Entenda como lidar com o diabetes na terceira idade, como explicar para os idosos que eles terão que conviver com as limitações da doença e a importância da adoção de hábitos de vida mais saudáveis.

Como lidar com o diabetes em idosos?

As possíveis complicações do diabetes tipo 2 em idosos equivalem às mesmas dos pacientes mais jovens, porém, o aparecimento da doença na terceira idade pode aumentar as chances de surgir ou agravar problemas cardíacos e vasculares. Além disso, o organismo do idoso costuma ser mais suscetível a perdas funcionais e cognitivas, que incluem maior risco de quedas e fraturas, incontinência urinária, dores musculares e nas articulações, além da presença de transtornos mentais, como ansiedade e depressão.

Todos esses fatores precisam ser acompanhados com tratamento adequado, pois os medicamentos sem prescrição médica podem levar a quadros de hipoglicemias e, dessa forma, prejudicar o controle do diabetes tipo 2. Portanto, mesmo sem apresentar os sintomas, o idoso diabético deve seguir corretamente o tratamento, evitando, assim, o descontrole glicêmico.

Como explicar para o idoso que ele terá que conviver com as limitações do diabetes? 

O primeiro passo para conscientizar o idoso sobre o diagnóstico de diabetes tipo 2 é esclarecer sobre a doença, suas possíveis causas e as formas de controle. Portanto, o idoso precisa ter em mente que se trata de uma doença crônica e sem cura, mas que seguindo um tratamento contínuo é possível sim ter qualidade de vida. 

Portanto, informação precisa e de qualidade deve ser prioridade nessa etapa inicial logo após o diagnóstico, feita de forma que o processo de adoecer e de envelhecer não se confundam e que, com isso, desencadeiem outros sentimentos negativos em relação à própria idade, causando tristeza, desânimo e, até mesmo, quadro de depressão.

A boa orientação sobre os tratamentos de controle do diabetes tipo 2 é fundamental para que o controle da doença ocorra de forma bem-sucedida e deve ser feita de maneira individualizada, respeitando as condições de vida e saúde de cada pessoa. Por isso, a conversa com o médico é essencial, para que juntos consigam chegar a uma estratégia ideal e possível de ser seguida de acordo com a rotina do idoso.

De que forma o idoso pode adotar novos hábitos de vida?

Nunca é tarde quando a questão envolve a adoção de hábitos mais saudáveis para a vida. Mesmo que já esteja na terceira idade e que não apresente nenhuma doença preexistente, pense que ainda terá muitos anos pela frente e que quanto mais saúde e disposição tiver, maiores serão as chances de poder aproveitar a sua vida de forma mais feliz e longe de doenças.

As principais mudanças no estilo de vida do idoso envolvem ter uma alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas, além de se manter longe da ingestão de bebidas alcoólicas, do fumo e de outros hábitos nocivos à saúde. Porém, na terceira idade, devido às mudanças no organismo típicas do envelhecimento do corpo, sempre é recomendado que a alimentação e os exercícios físicos sejam monitorados por profissional habilitado da área, que poderá orientar sobre qual dieta seguir e indicar o treino mais adequado às condições de cada pessoa.

Para o idoso que foi diagnosticado com diabetes tipo 2, além dos cuidados com a alimentação e a prática de exercícios físicos regulares, também será preciso o uso de alguns medicamentos para manter os níveis de açúcar no sangue controlados. Converse com o seu médico! A prevenção é sempre melhor que o tratamento.

Publicado por: dolcevivere

36 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *