Qual a diferença entre cuidador e acompanhante de idosos?

Postado: 30 de outubro de 2020

Você sabe a diferença entre o cuidador e o acompanhante de idosos? Os dois passam muito tempo com o idoso em sua vida cotidiana, mas têm funções diferentes. O acompanhante, como o nome já diz, faz companhia ao idoso e está presente no seu dia a dia para contribuir com sua saúde mental. O acompanhante pode ajudar o idoso com compras no mercado, acompanhá-lo em consultas médicas e fazer programas culturais junto com ele, como ir ao cinema ou ao parque.

Já o cuidador de idosos tem como papel principal a manutenção das atividades diárias do idoso. Ele pode desempenhar também as funções do acompanhante quando isso é previamente acordado, mas esse profissional será também capaz de auxiliar na higiene do paciente (o que pode incluir banho e troca de fraldas), ajudar na alimentação, aferir níveis de glicose e pressão, administrar medicamentos e dar suporte ao trabalho de um enfermeiro.

O cuidador é treinado e pode ajudar muito com a saúde física e mental do idoso. Dentro dos princípios da humanização do cuidado, esse profissional é essencial em situações de idosos com comorbidades ou em cuidados paliativos. Ele ajuda a melhorar a qualidade de vida do idoso e trazer mais conforto ao seu dia a dia e de sua família.

Publicado por: dolcevivere

3.032 visualizações

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *