Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

Como ter um envelhecimento ativo?

Postado: 5 de janeiro de 2022

Como ter um envelhecimento ativo? Essa é uma questão bastante importante para pessoas de diversas idades. Esse conceito trás para a população uma ideia exatamente oposta da figura do idoso fragilizado e dependente nas mais diversas atividades, por mais simples que elas sejam.

É um conjunto de atitudes e comportamentos que ajudam o indivíduo a chegar à terceira idade de forma ativa na sociedade, em aspectos econômicos, culturais, sociais, cívicos e espirituais, podendo até mesmo continuar no mercado de trabalho após a aposentadoria.

No Brasil, o número de idosos vêm crescendo em um ritmo acelerado. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as pessoas com mais de 60 anos no país já ultrapassam 30 milhões, e a projeção para 2039 é que o Brasil tenha mais idosos do que crianças no cenário populacional.

Dentro desse contexto, o prolongamento da expectativa de vida vem chamando a atenção de diversos especialistas para o tema, uma vez que diante de tamanha mudança de configuração populacional, faz-se necessário pensar em como chegar à terceira idade com mais qualidade de vida, autonomia e independência.

Nesse artigo, saiba como ter um envelhecimento ativo, os fatores que ajudam a determiná-lo e como é possível promovê-lo.

Ter um envelhecimento ativo afeta diretamente a qualidade de vida e autoestima de quem chega à terceira idade

Qual é a importância de se ter um envelhecimento ativo?

O envelhecimento ativo auxilia no planejamento de estratégias para aumentar a possibilidade de se ter uma vida saudável durante a terceira idade, despertando o potencial de cada idoso para o seu próprio bem-estar físico, mental e social. Portanto, trata-se de uma forma de promover proteção e ao mesmo tempo cuidado ao idoso, uma vez que suas limitações serão respeitadas e os seus alcances cada vez mais estimulados.

Dados do IBGE revelam que hoje o brasileiro vive em média 76,3 anos, enquanto na década de 1940, a expectativa de vida era de apenas 45,5 anos. Dessa forma, é inquestionável o fato de que estamos vivendo mais, mas será que podemos viver com mais saúde e sermos ativos com mais de 60 anos?

Conheça alguns fatores que ajudam a determinar um envelhecimento ativo:

  • Cuidado com a saúde física;
  • Manutenção da atividade cerebral e capacidade cognitiva;
  • Incentivo ao convívio familiar e social;
  • Estímulo a novos aprendizados;
  • Combate ao sedentarismo;
  • Participação nos debates públicos.

Como podemos promover o envelhecimento ativo?

A melhor forma de promover um envelhecimento ativo é conseguir permanecer na terceira idade com saúde e disposição física para poder contribuir com a sociedade e com os familiares. É importante lembrar que a qualidade de vida não se conquista de um dia para o outro, pois é fruto da soma de fatores que influenciam na capacidade de uma pessoa ser mais propensa a desenvolver doenças e a apresentar perdas funcionais, ou atingir a produtividade com muita saúde e sensação de bem-estar. Portanto, manter um estilo de vida saudável, com certeza irá impactar diretamente na melhoria da qualidade de vida no futuro.

O idoso precisa ser incentivado e estar disposto a realizar atividades novas ou a pôr em prática planos adormecidos. Dessa forma, corpo e mente estarão em equilíbrio de uma forma bastante ativa, sempre em busca de novos objetivos e desafios. A família pode e deve contribuir para a promoção do envelhecimento ativo, colocando-se aberta ao diálogo e procurando entender como pode contribuir para que o idoso seja mais atuante dentro e fora de casa.

Lembre-se: O envelhecimento ativo está diretamente associado à qualidade de vida e ao bem-estar, uma vez que um idoso com saúde e inserido ativamente na sociedade pode e deve viver a terceira idade como mais um ciclo de vida que se inicia e que precisa ser vivido com muita alegria e tranquilidade. Afinal, envelhecer ativamente é um privilégio que nem todos têm, mas os que conseguem, certamente precisam se preocupar com o processo ao longo de sua trajetória de vida.

Por Dolce Vivere

Publicado por: dolcevivere

1.099 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *