Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

Exercícios físicos para os idosos: Por que a prática é tão importante?

Postado: 5 de dezembro de 2021

Manter um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos regulares faz parte da rotina das pessoas que almejam chegar à terceira idade com qualidade de vida. Para o idoso, romper com o sedentarismo se torna fundamental para reduzir os possíveis danos causados pelo processo de envelhecimento, como a perda óssea e muscular, além de ajudar no controle do peso, a evitar o aparecimento de doenças e na manutenção do equilíbrio entre o corpo e a mente.

Quando o assunto se refere aos benefícios da atividade física para a saúde dos idosos, é unanimidade entre os profissionais de saúde do mundo inteiro que a prática regular está diretamente relacionada ao pleno funcionamento do organismo. Por isso, se você ainda não começou a se exercitar, busque iniciar por exercícios que lhe deem prazer e, se possível, com a supervisão de um profissional da área.

Entenda de que forma a prática de exercícios físicos promove a qualidade de vida nos idosos e quais são os mais recomendados para a terceira idade.

De que forma a prática de exercícios físicos promove a qualidade de vida em idosos?

Realizar atividades físicas é fundamental para a saúde física e mental das pessoas. Quando aliada a uma alimentação adequada e a um estilo de vida saudável, é capaz de reduzir a probabilidade de surgimento de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e obesidade, e de alguns tipos de câncer. Nos idosos, é imprescindível que as atividades sejam acompanhadas por profissionais, os quais determinarão a atividade mais indicada para cada caso, a depender da condição de saúde, assim como a intensidade e frequência da realização.

Vale lembrar que os idosos precisam repor as energias gastas durante as atividades físicas, visando a evitar a degeneração dos tecidos. Portanto, a supervisão profissional é sempre aconselhável.

Dentre os muitos benefícios da prática de exercícios em idosos, podemos mencionar o aumento da mobilidade e elasticidade das articulações, o fortalecimento dos músculos e a melhora de todo o sistema respiratório e cardiovascular, prevenindo ou ajudando a recuperar a capacidade funcional dos órgãos e de todo o organismo. Além disso, é capaz de reduzir o risco de derrames e de problemas cardíacos e pulmonares, restabelecendo o equilíbrio e a coordenação motora.

Quais são os exercícios físicos indicados para os idosos?

O ideal é que o idoso busque realizar atividades que sejam do seu agrado e que lhe proporcionem momentos de prazer, e que a escolha seja feita em acordo com os profissionais que acompanham a sua saúde. É claro que a melhor opção depende do estado de saúde e do condicionamento físico de cada um. Como exemplos de excelentes exercícios para quem já chegou à terceira idade, podemos citar a natação ou a hidroginástica, a caminhada, além da meditação, ioga e pilates.

Vale lembrar que praticar atividades físicas é muito importante em todas as idades. Por isso, quanto antes adotar o hábito de se exercitar e um estilo de vida mais saudável, maiores serão as chances de se tornar um idoso com mais qualidade de vida e, com certeza, ser muito mais feliz.

Publicado por: dolcevivere

187 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *