Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

Exercícios para fazer em casa

Postado: 19 de março de 2021

Estar dentro de casa nunca foi impedimento para movimentar e exercitar o corpo. Nessa fase de isolamento social, devido a pandemia de COVID-19, muitos profissionais de educação física lançaram mão das suas redes sociais para ajudar quem não deve sair de casa a não perder o ritmo e seguir a rotina de exercícios. Mas e os idosos?

Com o passar dos anos, os músculos não respondem mais da mesma forma, porém é de muita importância que idosos aptos tenham um plano de exercícios incluídos em sua rotina diária.

O primeiro passo é fazer uma autoavaliação sincera para saber se você pode exercitar-se. Caso não se sinta bem com as atividades, procure seu médico.

Ao certificar-se de que está apto para os exercícios, escolha um local em sua casa de livre acesso, retire tapetes, bancos ou obstáculos que possam atrapalhar ou te fazer tropeçar. Também não deixe de tomar seus remédios diários, prescritos pelo seu médico.

Alimente-se antes dos exercícios, mantenha a postura ereta e preste atenção na sua respiração. O ideal é que seus exercícios sejam de três séries com, no máximo, 12 repetições. Ao longo das semanas, vá aumentando o grau de dificuldade e os pesos para que a musculatura seja constantemente trabalhada.

Caminhadas podem ser feitas por 20 a 30 minutos ou a cada duas horas, em que estiver sentado. Você pode caminhar pela casa, em volta do sofá ou de uma mesa. As caminhadas ajudam na circulação do sangue e na prevenção de doenças.

Se a sua casa for pequena, você pode fazer uma caminhada sem sair do lugar, o que chamam de Marcha estacionária.

Para trabalhar as panturrilhas, o exercício é apoiar-se em uma parede, com os pés paralelos, levante os calcanhares e retorne-os ao chão. Pode repetir o exercício em três séries de 12 repetições, no máximo.

Levantar-se e sentar em uma cadeira. Esse exercício simples ajuda a fortalecer o quadríceps. Fique atenta, a cadeira não deve ter rodas e nem ser muito baixa. Quem não consegue se levantar da cadeira pode esticar as pernas juntas no movimento de extensão dos joelhos.

Nessa mesma posição, sentada com os pés apoiados no chão e coluna ereta, segure um saco de arroz de um quilo (ou outro objeto com o mesmo peso) em cada mão. Estenda os braços para os lados até a altura dos ombros.

Especialistas também recomendam criar um ambiente agradável para o momento das atividades físicas, com uma música tranquila da sua preferência. Não desanime, invista seu tempo em momentos alegres e de qualidade.

FONTE: www.gov.br/cidadania/

Publicado por: dolcevivere

143 visualizações

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *