Fisioterapia para idosos: conheça os benefícios

Postado: 20 de junho de 2022

A fisioterapia em idosos, também chamada de fisioterapia geriátrica, tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e a sensação de bem-estar.

Com o envelhecimento da população brasileira, a preocupação com a saúde ganha destaque, evidenciando os diversos cuidados. Dessa forma, certas práticas podem fortalecer o corpo e reduzir incômodos, pontos trabalhados com exaustão pelos fisioterapeutas especializados nessa faixa etária. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030 a população brasileira idosa deve superar o número de crianças de até 14 anos.

Assim, é essencial refletir sobre a necessidade de iniciar os cuidados de saúde o quanto antes, em busca de uma vida com mais bem-estar.

 Entenda de que forma a fisioterapia contribui e os seus principais benefícios.

Sessões de fisioterapia para idosos podem colaborar diretamente na qualidade de vida

Por que a fisioterapia é fundamental para a qualidade de vida para os idosos?

O processo natural de envelhecimento humano carrega consigo diversos aspectos, como a autonomia e a dependência. Na terceira idade, aumentam-se as chances de perdas funcionais, que causam limitações ao indivíduo, podendo provocar danos motores e cognitivos.

Sem dúvida, o crescimento da população idosa no Brasil reflete na atenção para um estilo de vida mais saudável, visando a longevidade. Assim, essa área atua não apenas no tratamento, mas também na prevenção de doenças.

É exatamente nesse sentido que a fisioterapia se tornou uma forte aliada para a promoção da saúde.

Como são realizadas as sessões?

Assim como cada pessoa é diferente, os idosos também precisam ser tratados individualmente. É importante lembrar que ter saúde não significa a ausência de doenças.

Dessa forma, é preciso levar em conta hábitos diários, preferências e limitações, para desenvolver um plano de fisioterapia eficiente.

Para tanto, o fisioterapeuta realiza uma avaliação minuciosa do quadro clínico do idoso, verificando seus alcances e limites, e estabelecendo as condutas de forma personalizada, seja para a prevenção ou reabilitação. 

Benefícios da fisioterapia para idosos

·   Aumento da força muscular;

·   Melhoria da flexibilidade e do equilíbrio corporal;

·   Ganhos para a capacidade funcional;

·   Proporciona um melhor equilíbrio e coordenação motora;

·   Aumenta a capacidade respiratória e motora;

·       Ajuda no controle de doenças crônicas.

Lembre-se: a fisioterapia atua na promoção, prevenção e reabilitação dos idosos, permitindo uma maior independência funcional. As vantagens são muitas para a saúde física e mental e, com certeza, também refletirá no bem-estar físico e na qualidade de vida.

Por Dolce Vivere

Publicado por: dolcevivere

8 visualizações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *