Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

Hóspedes de longa permanência: uma opção de bem-estar para a terceira idade

Postado: 23 de agosto de 2021

Chegar à terceira idade com saúde e qualidade de vida é um grande privilégio que todos nós almejamos quando pensamos no futuro. No entanto, com todos os desafios e atribuições que a vida moderna impõe às famílias na atualidade, é bastante comum que o idoso não receba a atenção merecida e que possa se sentir, por vezes, solitário e dependente, mesmo estando em boas condições físicas e mentais.

Como alternativa para essas situações, existem espaços oferecidos exatamente para acolher e cuidar dos idosos, que incluem ainda profissionais especializados para o tratamento humanizado. Além disso, oferecem atividades lúdicas, culturais, esportivas e de lazer, que buscam estimular a interação com os demais hóspedes, bem como um plano de exercícios físicos supervisionados e alimentação balanceada e saudável.

A tendência já é notável no Brasil e vem sendo adotada por muitas famílias que buscam oferecer maior conforto e bem-estar aos seus idosos, além de segurança nas instalações e boa saúde. Inclusive, a qualidade das casas de repouso é regulamentada e constantemente fiscalizada pela Vigilância Sanitária.

Você conhece os serviços oferecidos por esses espaços? Conheça aqui quais são e descubra como proporcionar ainda mais qualidade de vida à terceira idade.

Práticas de exercícios físicos

A prática de atividades físicas é importante em todas as idades e na terceira idade não seria diferente. Por isso, uma casa de repouso conta com uma programação diferenciada e com supervisão profissional individualizada, de forma a não ultrapassar os limites físicos de cada um dos hóspedes.

Aliás, os idosos passam por uma rigorosa avaliação clínica e, a partir de então, seguem uma agenda que pode incluir caminhadas ao ar livre, ginástica, musculação,  entre outras atividades. Vale salientar que os exercícios são fundamentais para o fortalecimento da musculatura, tão importante para a capacidade motora e de locomoção. Além de fortalecer a autoestima dos idosos por estarem ativos.

Alimentação balanceada e saudável

Os idosos precisam de uma alimentação balanceada, que seja rica em frutas, verduras, legumes e cereais, além de carnes brancas e peixes. Por isso, a elaboração de um cardápio variado sob a orientação de nutricionistas é tão essencial. Esses profissionais se preocupam com a quantidade e qualidade dos alimentos oferecidos, priorizando os nutrientes capazes de proporcionar mais saúde e bem-estar aos hóspedes.

Atividades lúdicas e de interação

A função de uma casa de repouso não é apenas hospedar o idoso, mas, principalmente, promover mais qualidade de vida nessa fase tão especial. Por isso, deve oferecer diferentes atividades lúdicas e de interação a seus hóspedes, capazes de entretê-los e, com isso, afastar sensações como tédio, ansiedade, e até mesmo a depressão.

As atividades podem incluir brincadeiras, danças, pinturas, jogos, plantação, jardinagem, entre outras. O importante é manter a mente sempre ativa e alegre, além de ajudar na capacidade cognitiva e motora.

Assistência médica e psicológica

As casas de repouso contam com médicos e psicólogos para o atendimento assistencial aos hóspedes, além de uma equipe de enfermagem à disposição 24 horas e todos os dias. Aliás, os enfermeiros são responsáveis por administrar a medicação, caso necessária, e auxiliam os demais profissionais nos cuidados rotineiros com o idoso como, por exemplo, os horários do banho e das refeições. Tudo deve ser minimamente planejado para garantir a saúde e o bem-estar dos idosos.

Fisioterapia e terapia ocupacional

A fisioterapia e a terapia ocupacional realizadas dentro de uma casa de repouso são destinadas aos hóspedes que apresentam problemas de locomoção ou dificuldades motoras. Também podem ser indicadas para fortalecer a musculatura corporal do idoso, evitando, assim, o risco de quedas.

Com o tratamento e acompanhamento feito por profissionais de saúde especializados para os cuidados nessa faixa etária, os idosos aumentam as chances de recuperação com a reabilitação, tornando-se mais independentes e autônomos para a realização das atividades diárias.

Agora que você já sabe os serviços oferecidos por uma casa de repouso, agende uma visita para conhecer de perto o nosso espaço! Será um prazer recebê-lo.

Publicado por: dolcevivere

102 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *