Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

Importância da higiene pessoal na terceira idade

Postado: 7 de outubro de 2022

O envelhecimento é marcado por muitas mudanças físicas, mentais e sociais, o que pode interferir diretamente nas práticas diárias de higiene pessoal na terceira idade. Mas, por que cuidados tão simples, como lavar as mãos, pentear os cabelos, tomar banho e escovar os dentes, por exemplo, podem representar grande dificuldade para os idosos?

Dessa forma, entenda essa e outras questões sobre a importância da higiene pessoal na terceira idade. Aproveite as dicas da Dolce Vivere e evite doenças causadas por fungos, bactérias, vírus e vermes.

Importância da higiene pessoal na terceira idade
Cuidar da higiene pessoal do idoso evita doenças causadas por vermes, vírus, fungos e bactérias.

Navegue pela matéria:

Por que a higiene pessoal pode ficar comprometida na terceira idade?

Com o passar dos anos, muitos idosos acabam perdendo a autonomia e a independência, fazendo com que o autocuidado seja deixado de lado, pela incapacidade de mantê-lo com frequência. Inclusive, quando o idoso percebe essa limitação costuma se sentir constrangido, prejudicando ainda mais a sua higiene pessoal.

Por isso, independentemente de quem é o cuidador do idoso, seja um familiar ou um profissional contratado, o carinho e a empatia são fundamentais nesse momento, para que o processo “cuidar” e “ser cuidado” realmente se estabeleça.

No caso do banho diário, por que ele passa a ser um desafio para muitos idosos?

O banho é uma atividade fácil e prazerosa para muitas pessoas, mas pode ser cheio de obstáculos para alguns idosos. Isso porque, na terceira idade, as chances de quedas no banheiro e perda da autonomia se tornam mais recorrentes. Além disso, pode-se ter como agravante a resistência do idoso em receber ajuda nesse momento, o que torna o banho ainda mais complicado.

Mas atenção: a rejeição do idoso ao banho pode ter como causas algum trauma que já ocorreu ou receio de que algo ruim possa acontecer com ele. Por isso, o cuidador deve sempre verificar a temperatura da água, estar atento para não irritar os olhos e ter muito cuidado e respeito na hora de manusear ou segurar o idoso.

E por que os cuidados com a saúde bucal devem ser redobrados na terceira idade?

Assim como acontece com outras partes do corpo, o processo de envelhecimento pode enfraquecer os dentes e a gengiva, sendo um fator de risco para que o idoso perca todos os dentes. Para evitar que isso ocorra, é preciso redobrar os cuidados com a higiene da boca, pois ocorre a diminuição da produção de saliva e, como consequência, a boca seca, que pode favorecer o aparecimento de cárie na raiz, de lesões e gengivites.

Assim sendo, com os devidos cuidados e visitas regulares ao dentista, é perfeitamente possível chegar à terceira idade sem utilizar próteses dentárias.

Dicas de higiene para idosos

– Mantenha uma rotina de banhos;

– Cuide da higienização da boca e dentes;

– Hidrate a pele para evitar o aparecimento de doenças dermatológicas, incluindo feridas e micoses;

– Apare as unhas para evitar o acúmulo de sujeira e acidentes;

– As roupas devem ser trocadas com frequência;

– Cabelos, unhas e barba devem ser limpos diariamente;

– Beba muita água para evitar a desidratação e busque uma alimentação balanceada;

– Banhos de sol são muito bem-vindos.

Respeite os hábitos do idoso! Ser bem cuidado é um importante fator para promover a dignidade e a qualidade de vida da pessoa idosa.

Publicado por: dolcevivere

1.638 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *