Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

Novembro Azul: Prevenção do câncer de próstata

Postado: 17 de novembro de 2021

No mês de prevenção ao câncer de próstata, o Novembro Azul, os cuidados com a saúde dos homens da terceira idade precisam ser redobrados. Manter uma rotina de consultas médicas e realizar exames preventivos podem ajudar a combater essa doença que acomete, em especial, a população masculina acima dos 50 anos de idade. A boa notícia é que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tumor, ao ser diagnosticado em estágio inicial, apresenta 90% de chances de cura, quando comparado a um paciente que recebe o diagnóstico já na fase mais avançada da doença.

A doença é considerada pelo INCA um câncer da terceira idade, uma vez que aproximadamente 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos em todo o mundo. No entanto, a prevenção não beneficia apenas os idosos, já que esse tipo de câncer também pode acometer homens mais jovens. 

Conheça quais são os principais sintomas, as formas de identificação e as medidas preventivas para conter a evolução do câncer de próstata.

Quais os principais sintomas do câncer de próstata?

O câncer de próstata surge como uma doença praticamente sem sintomas, uma vez que tem como característica ser silenciosa e indolor. Quando alguns sintomas se tornam aparentes, esses, muitas vezes, podem ser confundidos com manifestações de outras doenças ou condições preexistentes. Por isso, a maior parte dos diagnósticos são feitos durante o check-up anual de rotina, tão importante para preservar a saúde e a vida.

Porém, alguns sintomas podem aparecer, sendo os mais comuns: vontade frequente de urinar, dificuldade em iniciar ou interromper a micção, alterações no fluxo da urina, dor ou ardência ao urinar, dificuldade de ereção e ejaculação, presença de sangue na urina ou no sêmen, dentre outros.

Como é possível identificar o câncer de próstata?

O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exames de PSA, que mede os níveis do antígeno prostático específico na próstata, e do toque retal. Vale lembrar que o PSA não é um exame específico para o diagnóstico do câncer, e sim o primeiro passo para que a investigação seja feita, uma vez que permite avaliar os fatores de risco para a doença, a partir da indicação de alterações na próstata, como uma infecção, inflamação e/ou o aumento de tamanho.

Como é possível prevenir o câncer de próstata?

As medidas preventivas para o câncer de próstata incluem a consulta médica, a realização de exames e a manutenção de um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos, não fumar, reduzir ou evitar o consumo de álcool, dentre outros. Em relação à atividade física, a recomendação é que ela ocorra durante 150 minutos por semana, auxiliando inclusive no controle do peso e dos níveis de hormônios, que podem ser determinantes para desencadear diversos tipos de câncer e de outras doenças.

Lembre-se: Quanto mais precoce for o diagnóstico do câncer de próstata, maior é a chance de cura. Portanto, o Novembro Azul é importante para alertar a população sobre a importância do rastreamento precoce, mas os cuidados com a saúde devem ser mantidos durante o ano inteiro. 

Publicado por: dolcevivere

67 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *