Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

O que é envelhecimento ativo?

Postado: 29 de novembro de 2020

O envelhecimento ativo e saudável tem a ver com o idoso tomar as rédeas do seu próprio processo de envelhecimento, ou seja, otimizar suas oportunidades de saúde e as esferas físico, mental e social de sua vida para ter mais qualidade de vida. Já faz parte do senso comum a ideia de que para envelhecer bem precisamos nos manter ativos. Assim, o envelhecimento ativo é aquele em que o indivíduo continua tendo participação ativa na sociedade.

O idoso ativo é aquele que continua com algum trabalho mesmo aposentado, ou aquele que se envolve em atividades sociais voluntárias em ONGs ou igrejas ou, ainda, aquele que descobre um novo hobby na terceira idade, estuda uma nova área, que mantem um círculo de amizades sempre presente ou tem um envolvimento importante na vida familiar.

Os idosos que se envolvem em mais atividades têm menos problemas relacionados a perdas funcionais. Assim, a manutenção da independência é um fator primordial para uma vida plena na terceira idade. Ela está diretamente relacionada à saúde física e mental. Um estilo de vida com hábitos saudáveis – como alimentação balanceada e atividade física – e convivência social e cultural favorece o bem-estar e se enquadra em um processo de envelhecimento ativo.

Publicado por: dolcevivere

1.183 visualizações

Tags

Uma resposta para “O que é envelhecimento ativo?”

  1. Jacira Veiga Adriano disse:

    Como funciona para ingressar e os custos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *