Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

Outubro Rosa: cuidados para a mulher na terceira idade

Postado: 22 de outubro de 2021

Outubro é o mês de conscientização da população sobre o câncer de mama, que tem como objetivo reduzir a incidência e a mortalidade pela doença em todo o mundo. A campanha internacional conhecida como Outubro Rosa, que tem como símbolo um laço cor de rosa, visa ampliar o debate sobre a importância da prevenção e da detecção da doença, que representa a segunda maior causa de mortes da população feminina em todo mundo e a primeira entre as mulheres brasileiras.

O movimento visa sensibilizar a população sobre o tema e procura chamar a atenção para os cuidados com a saúde da mulher de todas as idades. Porém, sabemos que a idade avançada é um dos fatores de risco para o câncer de mama e, por isso, as mulheres acima dos 60 anos precisam redobrar a atenção para a realização dos exames de rotina, aumentando, assim, as chances de cura caso a doença já esteja estabelecida.

Saiba quais os principais sinais e sintomas do câncer de mama e quais os cuidados indicados para as mulheres se manterem saudáveis na terceira idade.

Quais são os principais sinais e sintomas do câncer de mama?

Os principais sinais do câncer de mama podem ser notados pelo aparecimento de nódulos nas axilas ou no pescoço, alterações na textura e coloração da pele na região das mamas, e a saída de líquido de um dos mamilos. Quando o caroço é palpável, o autoexame pode detectar facilmente a existência da doença. Porém, quando o câncer de mama já se encontra em estágio inicial, o diagnóstico somente ocorre com o auxílio de outros exames, como o ultrassom, a mamografia e a biópsia.

Quais são os cuidados com a saúde que toda mulher na terceira idade deve ter?

O primeiro passo para se manter saudável é estar sempre informada sobre as possibilidades de detecção e prevenção de doenças. Caso o diagnóstico seja feito de forma precoce, o médico poderá eleger um tratamento adequado para a paciente e, assim, aumentar as chances de cura. Mas como sempre é melhor evitar o surgimento de doenças, existem medidas preventivas que podem ajudar a mulher da terceira idade a se manter longe de problemas de saúde.

Algumas dicas são os cuidados com a alimentação, optando pela ingestão de uma dieta saudável (rica em legumes, verduras, fibras e frutas), beber muita água, praticar exercícios físicos regularmente, manter a saúde mental em dia, de forma a evitar o surgimento da ansiedade e depressão, dentre outros transtornos emocionais, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso, controlar o peso corporal, entre outros.

Em relação à alimentação, é importante ter cautela para o consumo de alimentos refinados, como a farinha, o açúcar e os óleos refinados, assim como de embutidos, alimentos fritos ou com aditivos químicos (corantes, conservantes e adoçantes). Todos esses cuidados, com certeza, irão proporcionar, em curto prazo, mais qualidade de vida e bem-estar a você.

Fique atenta: O câncer de mama, normalmente, não possui sintomas durante o estágio inicial. Por isso, as mulheres precisam se cuidar durante todos os meses do ano, realizando exames preventivos e jamais atrasando às consultas médicas.

Prezamos muito pelo bem-estar de todas as nossas hóspedes e alertar para os cuidados com a saúde é uma forma que encontramos para que todas possam usufruir das coisas boas da vida, com muita qualidade de vida e livre de doenças. Faça parte você também do Outubro Rosa e viva a vida com plenitude!

Publicado por: dolcevivere

734 visualizações

Uma resposta para “Outubro Rosa: cuidados para a mulher na terceira idade”

  1. Olá aqui é a Ana eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *