Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

Pneumonia na terceira idade: como evitar?

Postado: 5 de janeiro de 2021

Com o passar dos anos, a imunidade fica prejudicada, o que pode levar a gripes, resfriados, pneumonias e outras doenças respiratórias. Porém, um ambiente arejado e cuidados extra com a higiene e alimentação podem reduzir os riscos. A pneumonia é uma doença provocada pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Mas, atenção, a pneumonia não aparece só em idosos.

O tratamento de pneumonia requer o uso de antibióticos e a melhora costuma ocorrer em três ou quatro dias. A internação hospitalar é necessária quando a pessoa é idosa, tem febre alta ou apresenta alterações clínicas decorrentes da própria pneumonia, tais como: comprometimento da função dos rins e da pressão arterial ou dificuldade respiratória.

As recomendações para evita a doença são: evite o fumo e exagero de bebidas alcoólicas, manutenção frequente de ar condicionado, não se expor a mudanças bruscas de temperatura e diagnóstico precoce para diminuir as chances de complicações.

Para evitar doenças crônicas e ter uma boa qualidade de vida é preciso ter uma alimentação adequada, principalmente nessa idade, pois o idoso tem naturalmente a falta de vitamina B (composta por um complexo de várias substâncias que colabora com o mecanismo de respiração celular, fornecendo energia para o metabolismo). Lazer, atividades físicas leves ao ar livre em horários recomendados pelos médicos e outras ações podem ajudar a ter uma vida longa e com saúde.

Publicado por: dolcevivere

42 visualizações

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *