Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

Prevenção da catarata

Postado: 19 de março de 2021

A catarata é caracterizada pela perda de transparência do cristalino, uma lente natural dos olhos, que tem a função de garantir o foco da visão em diferentes distâncias. Com a idade, as fibras do cristalino aumentam de espessura e de diâmetro, provocando a popular vista cansada. Em seguida, o cristalino pode perder a elasticidade e tornar-se opaco.

A evolução da doença, geralmente, é lenta. Porém, pode causar cegueira, se não for diagnosticada e tratada. Aliás, a catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo.

Além da idade, os fatores de risco para a catarata são o diabetes, exposição exagerada sem proteção solar nos olhos (óculos escuros), tabagismo, uso por longo período de colírios a base de corticoides, traumas na região dos olhos.

Já a prevenção leva em consideração a forte relação entre a doença e a falta de proteção solar. Portanto, é recomendável o uso de óculos escuros e evitar olhar diretamente para o sol. Não usar colírios sem prescrição médica e, principalmente, os que têm corticoides em sua fórmula; não fumar e abusar de bons alimentos ricos em betacaroteno, como a cenoura. A vitamina A é uma das fortes aliadas na prevenção da catarata.

Publicado por: dolcevivere

166 visualizações

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *