Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

Sinais de Alzheimer: saiba como identificar

Postado: 7 de fevereiro de 2022

No Brasil, estima-se que 1,2 milhão de pessoas sofram do Mal de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz). O elevado número de casos tem sido motivo de grande preocupação por parte da comunidade científica, no sentido de alertar a população para o diagnóstico precoce da doença. Você sabe como identificar os primeiros sinais de Alzheimer?

Embora o Alzheimer ainda não tenha cura, quanto antes o tratamento for iniciado, maiores serão as chances de retardar o aparecimento dos seus sinais, que limitam, e muito, a qualidade de vida dos seus portadores. Conheça o que é o Mal de Alzheimer e saiba reconhecer os seus principais sinais.

O que é o Mal de Alzheimer?

O Mal de Alzheimer é uma doença sem cura e que costuma aparecer em pessoas com mais de 65 anos, apesar de poder ser iniciada antes dessa idade. Tem como principal causa a morte de células cerebrais, levando à redução da capacidade cognitiva, perda da memória e prejuízos à linguagem.

É importante que a família esteja atenta aos primeiros sinais, pois, quanto antes a doença for descoberta, maiores as chances de se iniciar um tratamento adequado para reduzir os sinais e, com isso, promover uma melhor qualidade de vida ao idoso. Pode ser recomendado o uso de medicamentos, fisioterapia e estimulação cognitiva, além de manter um cuidador próximo para ajudar nas tarefas, à medida  que se tornem difíceis com a evolução do quadro.

O diagnóstico precoce ajuda a retardar o progresso do Mal de Alzheimer

Quais são os principais sinais do Mal de Alzheimer?

Para retardar ao máximo o progresso da doença, é muito importante estar atento a alguns sinais clássicos que o Mal de Alzheimer costuma apresentar: perda de memória, desorientação, confusão mental, repetição de conversas ou tarefas, alterações na personalidade, oscilação no humor, falta de interesse ou dificuldade para realizar as tarefas diárias, dentre outros. Vale destacar que cada sinal indica um estágio da doença, que segue a seguinte classificação: pré-demência, leve, moderado ou avançado.

Conheça os sinais de cada fase do Mal de Alzheimer:

 1 –             Pré-demência

Trata-se da fase mais difícil de ser identificada porque os sinais, muitas vezes, confundem-se com o processo de envelhecimento natural. Entretanto, caso a pessoa procure assistência médica nesse período, é possível realizar testes neuropsicológicos que permitem identificar a fase preliminar do Mal de Alzheimer, mesmo antes de estar dentro dos critérios preconizados para o diagnóstico da doença.

Principais sinais da fase 1:

·         Perda de memória de acontecimentos recentes;

·         Dificuldade de concentração;

·         Depressão;

·         Irritação;

·         Estresse elevado.

2 –    Fase leve ou inicial

Na maioria dos casos, a doença é diagnosticada nesse estágio, quando os sintomas de pré-demência se tornam mais recorrentes e começam a comprometer a realização de atividades do dia a dia que, antes, pareciam simples de se praticar.

Principais sinais da fase 2:

·         Perda de memória recente;

·         Repetição de informação ou de atitude;

·         Perda do interesse por atividades habituais;

·         Falta de orientação em relação ao tempo e ao espaço;

·         Dificuldade para lidar com situações simples do cotidiano;

·         Alterações de comportamento.

3 – Fase moderada ou intermediária

No estágio intermediário, os sinais das primeiras fases da doença se apresentam mais intensificados. É provável que o idoso precise de auxílio de um cuidador para realizar as atividades básicas do cotidiano, como tomar banho, escovar os dentes, cuidar da casa, dentre outras.

Principais sinais da fase 3:

·       Esquecimento frequente, mesmo de fatos importantes;

·       Dificuldade de se lembrar do nome de familiares e amigos;

·       Incapacidade de cozinhar, limpar a casa, realizar higiene pessoal e autocuidados;

·       Problemas na locomoção;

·       Dificuldade de comunicação, recorrendo a frases sem sentido;

·       Confundir os cômodos da casa;

·       Alucinações frequentes;

·       Comportamento agitado e agressivo;

·       Distúrbios de sono.

4-    Fase avançada

Trata-se da fase mais grave da doença, também considerada como o estágio terminal. Nesse período, é necessário o fortalecimento da rede de apoio ao idoso, uma vez que, com os sintomas avançados, o portador da condição apresenta completa incapacidade de realizar quaisquer atividades de forma autônoma e consciente, precisando, em muitos casos, ser acamado. Portanto, os familiares precisam lidar não somente com os problemas decorrentes da doença, mas também com as consequências dela.

Principais sinais da fase 4:

·         Dificuldade para andar, sentar-se ou deitar-se;

·         Esquecimento;

·         Falta de memória recente e antiga;

·         Não memorizar nenhuma informação nova e não se recordar das informações antigas;

·         Falta de compreensão;

·         Comportamentos inapropriados;

·         Incontinência urinária e de fezes;

·         Dificuldade para ingerir alimentos;

·         Necessidade de ajuda para trocar fraldas e fazer a higienização.

Os sinais do Mal de Alzheimer podem ainda indicar a presença de outras doenças degenerativas, como a demência, por exemplo. Por isso, é fundamental que a família valorize todas as manifestações da doença, por mais comuns que pareçam ser. Mesmo que não apresente cura, existem tratamentos para amenizar os sinais e sintomas, possibilitando, muitas vezes, uma melhor qualidade de vida. Por isso, não espere os sinais aumentarem. Busque ajuda especializada o quanto antes.

Publicado por: dolcevivere

181 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *