Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

Como estimular o corpo na terceira idade e prevenir a sarcopenia

Postado: 30 de outubro de 2020

Com o processo natural de envelhecimento do corpo, vamos perdendo massa muscular. Nossa força atinge o vigor máximo antes dos 30 anos de idade, a partir daí, um desgaste natural e progressivo começa a acontecer. A partir dos 50, ele se intensifica, caracterizando a chamada sarcopenia (perda de massa muscular). No entanto, esse movimento natural do corpo pode ser minimizado com a prática regular de atividades físicas.

Manter um bom percentual de massa muscular é essencial para a qualidade de vida. Dessa forma, o idoso se mantém mais independente, com mais disposição e está menos propenso a quedas. Os tombos na terceira idade, além de mais frequentes, são mais perigosos. Isso, porque, com o tempo, também temos uma perda de densidade óssea, conhecida como osteopenia. Com os ossos mais frágeis, a chance de fraturas se torna maior.

Quando se fala especificamente em sarcopenia, os exercícios aeróbicos são pouco eficazes na manutenção de massa muscular, embora tenham vários outros benefícios para a saúde, inclusive cardiovasculares. Já os exercícios de musculação estimulam o ganho de massa em todas as idades e são ideais para ir contra a perda progressiva que vem com a idade.

Os grupos mais propensos a enfrentar problemas relacionados à sarcopenia são, especialmente, os idosos que têm períodos de inatividade, causados por doenças debilitantes, fraturas ou hospitalização. Estudos avaliam que se possa perder até 30% da massa muscular em uma internação hospitalar de 15 dias. Nesses casos, a fisioterapia também pode ajudar a manter alguma atividade.

Fonte: Portal Drauzio Varella

Publicado por: dolcevivere

18 visualizações

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *