Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

Fisioterapia para idosos: prevenção e reabilitação

Postado: 16 de agosto de 2021

A Fisioterapia Geriátrica é uma área que vem sendo cada vez mais procurada pelos idosos e suas famílias. Esse campo dentro da Fisioterapia é dedicado à prevenção de possíveis problemas de saúde na terceira idade ou à reabilitação e recuperação da autonomia e independência que, porventura, foram limitadas ou perdidas com o avançar da idade.

Para proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar aos idosos, é provável que o serviço esteja acessível em casas de repouso, contando com profissionais especializados na área da saúde do idoso. A intenção com a Fisioterapia Geriátrica é justamente promover saúde e prevenir danos que possam vir a ocorrer, e não apenas auxiliar no tratamento clínico para determinada doença já estabelecida.

E você, já ouviu falar em Fisioterapia Geriátrica? Conheça como essa prática funciona, quais os tipos de exercícios trabalhados com os idosos e seus benefícios para aumentar a qualidade de vida na terceira idade.

O que é a Fisioterapia Geriátrica?

A Fisioterapia Geriátrica tem como objetivo manter a mecânica corporal do idoso em pleno funcionamento ou recuperá-la, caso o problema de saúde já esteja estabelecido. Do ponto de vista da prevenção, a Fisioterapia Geriátrica pode ajudar a melhorar a coordenação motora e fortalecer a musculatura, contribuindo para a redução dos riscos de quedas e lesões mais graves.

Além disso, a Fisioterapia Geriátrica pode ser grande aliada no alívio de dores musculares e nas articulações. Também busca recuperar movimentos e o equilíbrio corporal após alguma queda, doença ou cirurgia.

Os exercícios diários realizados são programados para cada perfil de paciente, de acordo com o seu estado clínico e estilo de vida. O número de séries e a frequência das atividades também variam de acordo com as necessidades de cada pessoa, sempre respeitando os alcances e limites individuais.

Conheça os principais benefícios da Fisioterapia para idosos:

  1. Auxilia na coordenação motora e equilíbrio corporal;
  2. Recupera a flexibilidade dos membros inferiores e superiores;
  3. Ajuda no tratamento de doenças;
  4. Devolve a independência;
  5. Fortalece a musculatura;
  6. Reduz dores musculares e nas articulações.

Para quais casos a Fisioterapia Geriátrica é indicada?

A Fisioterapia Geriátrica é geralmente recomendada como um tratamento complementar para auxiliar no processo de reabilitação e melhoria da qualidade de vida do paciente. Os casos mais comuns que precisam da intervenção fisioterapêutica são destinados à recuperação de fraturas decorrentes de quedas, ou dores musculares e na coluna e quadros de artrite e artrose que, comumente, causam a perda da força muscular.

Porém, a Fisioterapia Geriátrica também pode ser procurada pelo idoso para o fortalecimento muscular, sem que exista alguma doença específica a ser tratada. Para esses casos, poderão ser realizados exercícios de alongamento e coordenação motora. Já para os idosos que apresentam problemas respiratórios, a Fisioterapia Geriátrica poderá auxiliar na eliminação das secreções e na promoção da ventilação pulmonar, aumentando a capacidade de oxigenação e fluxo respiratório.

Quais são as vantagens de realizar Fisioterapia Geriátrica durante a hospedagem na casa de repouso?

O maior benefício de se ter o serviço oferecido pela casa de repouso é que os hóspedes podem realizar as sessões sem precisar se deslocar a uma clínica ou consultório de Fisioterapia para o atendimento. Dessa forma, a rotina de tratamentos, exercícios preventivos ou reabilitação acontecem totalmente no conforto e tranquilidade do seu novo lar.

Além disso, a equipe de profissionais da casa de repouso já conhece as necessidades e os hábitos de cada hóspede, uma vez que o acompanham 24 horas por dia. Nesse sentido, a estrutura especializada poderá fazer toda a diferença para se obter os melhores resultados em menor tempo.

Publicado por: dolcevivere

743 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *