Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

Como promover a qualidade de vida na terceira idade?

Postado: 26 de julho de 2021

Todos nós temos conhecimento de que o processo de envelhecimento carrega consigo muitas mudanças psicossociais, biológicas e culturais. Toda essa transformação própria da natureza humana envolve uma série de limitações, mas também apresenta novas possibilidades e experiências para a vida, como, por exemplo, ter mais tempo livre para se dedicar às atividades prazerosas e estar com as pessoas queridas.

O fato é que a população brasileira está envelhecendo a passos largos e a estimativa do Ministério da Saúde para 2030 é a de que o número de idosos chegue a ultrapassar o total de crianças entre zero e 14 anos de idade. Hoje, a população com mais de 60 anos no país já representa 13,5% do total, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ao mesmo tempo em que a expectativa de vida aumenta, torna-se cada vez mais essencial encontrar estratégias para acolher e cuidar dessa faixa etária. Isso, porque muitas famílias têm cada vez menos tempo para dar a assistência necessária aos seus idosos, de modo que, muitas vezes, buscam alternativas para o cuidado e para melhorar a qualidade de vida deles.

Então, como podemos envelhecer de forma saudável e feliz? Descubra aqui como manter a disposição e o bem-estar na terceira idade, quais as atividades indicadas e confira algumas dicas para ajudar a melhorar a qualidade de vida.

Qualidade de vida pode ser para toda a vida

A relação entre a saúde do idoso e a qualidade de vida caminha lado a lado com o bem-estar na sua integralidade, isto é, envolve aspectos físicos, mentais e sociais. Dessa forma, pensar no processo de envelhecimento deve contemplar as relações sociais e familiares, a saúde física e emocional, além da participação ativa na sociedade.

Portanto, promover a qualidade de vida entre os idosos se associa a uma série de comportamentos e ao estilo de vida adotados com o avançar da idade, os quais passam pela prática de atividades físicas, por uma boa alimentação e até mesmo pelos cuidados com a higiene bucal.

No entanto, o processo de envelhecer também pode ocasionar o surgimento de doenças crônicas e disfunções no organismo, impondo limitações e maior dependência em relação aos familiares para a realização de tarefas simples. Por isso, na ótica da Medicina Preventiva, a promoção da qualidade de vida se torna uma prioridade e a adoção de medidas simples de autocuidado podem ajudar, e muito, a evitar o adoecimento do corpo e da mente.

Afinal, como promover a qualidade de vida na terceira idade?

Quando o assunto é melhorar a qualidade de vida, questões que envolvem a prática de exercícios diários e ter uma alimentação balanceada e saudável estão no topo das recomendações dos médicos e dos demais profissionais de saúde. Aliás, manter-se ativo traz grandes benefícios à saúde e reduz as chances do aparecimento de doenças graves.

Além de todas as vantagens para a prevenção de dores e patologias, as atividades físicas permitem que os idosos tenham mais disposição e, consequentemente, sintam-se mais úteis, o que desperta sensações de bem-estar e mais vontade de viver. Além disso, exercitar-se diariamente também pode ajudar no combate ao aparecimento de transtornos, como a ansiedade e a depressão, melhorar o tônus muscular e proporcionar maior equilíbrio corporal.

Da mesma forma, manter uma boa alimentação, rica em frutas, verduras e legumes, também é fundamental para a prevenção de doenças, inclusive para evitar a obesidade. Aliás, a recomendação é para toda a vida, não apenas para iniciá-la após os 60 anos.

Além disso, é preciso redobrar a atenção para a saúde dos dentes e da boca, pois, com o passar do tempo, a saúde bucal pode ser mais prejudicada, deixando o idoso mais propenso a desenvolver cáries e até mesmo a perder dentes.

Confira algumas dicas para melhorar a qualidade de vida na terceira idade

– Nunca ignore sintomas e sensações de desconforto que surjam no seu dia a dia, como dificuldade para dormir, cansaço sem causa aparente e fadiga permanente;

– Preserve as suas relações familiares e tenha uma boa rede de amigos;

– Evite momentos que possam causar o sentimento de solidão;

– Mantenha-se ativo, com atividades que tragam prazer e bem-estar;

– Pratique atividades físicas regularmente, de preferência com supervisão de um profissional especializado, por, no mínimo, 30 minutos por dia;

– Estimule a sua memória, procurando ler, escrever, pintar, entre outras atividades que possam manter a mente ativa;

– Procure desenvolver novas habilidades e esteja pronto para novas experiências e desafios.

Alternativa para o cuidado humanizado na terceira idade

Com a correria imposta às famílias nos dias de hoje, muitas vezes, os idosos não conseguem receber a atenção de que precisam e merecem diariamente. Mas você sabia que existem espaços que contam com uma ampla rede de profissionais e tratamentos humanizados e que estão preparados para acolher e cuidar dos idosos?

A Dolce Vivere Home oferece, além de uma vasta equipe multidisciplinar com foco no cuidado humanizado, opções de acolhimento ao idoso para períodos parciais ou integrais. Ficou interessado? Será um prazer conhecê-lo. Visite a nossa página no link Dolce Vivere.

Publicado por: dolcevivere

140 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *