Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

Entenda os benefícios do convívio social para idosos

Postado: 5 de novembro de 2019

saúde-idoso


Muitas vezes os idosos vão trocando o convívio social pelo isolamento. Tem-se uma ideia equivocada de que o idoso prefere ficar sozinho e não interagir com outras pessoas. A interação social e a participação em atividades diversas é importante para a saúde em qualquer fase da vida. A manutenção e o fortalecimento de vínculos de amizade é uma medida não medicamentosa que se torna fundamental para diminuir a possibilidade de adoecimento físico e psíquico.

O bem-estar psicológico está ligado à sensação de satisfação consigo, um dos fatores que é influenciado pela relação com o outro. Ao participar de conversas e momentos de troca, os idosos estimulam a capacidade cognitiva, além de ter momentos agradáveis que geram sorrisos. Rir libera endorfina, responsável pela sensação de felicidade, prazer e bem-estar. Deixando pra trás sentimentos de vazio e depressão.

Nessa fase da vida, a conviver e exercer atividades prazerosas ajudam a encarar o envelhecimento da melhor forma possível. A interação social é fundamental na promoção do bem-estar mental durante o processo de envelhecimento. Conheça algumas ações para incluir no seu dia a dia que contribuem para uma mente ativa e uma vida mais feliz:
– Compartilhe seu tempo com entes queridos nas suas atividades rotineiras.

– Mantenha-se conectado com a família, amigos e vizinhos. Faça uma visita, ligue, envie mensagens nas redes sociais.
– Mantenha-se em movimento, se exercitar regularmente promove o bem-estar mental, físico e social.

– Durma bem, o sono ajuda na recuperação, diminui o estresse e promove mais energia e otimismo.

Infelizmente é comum ver os idosos cada vez mais deixados de lado na nossa sociedade. É necessário que esse quadro seja mudado. Deixá-lo de lado é apagar um pouco da nossa história, é jogar para debaixo do tapete parte do nosso conhecimento.



Dolce Vivere

Publicado por: dolcevivere

568 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *