Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

Casa de Repouso ou Asilo: Entenda a Diferença

Postado: 5 de março de 2024

Casa de Repouso ou Asilo, Dolce Vivere

Quando se trata de escolher um lar para um ente querido na terceira idade, muitas famílias se veem diante de uma decisão difícil: optar por uma casa de repouso ou asilo.

Embora ambos ofereçam cuidados a idosos, existem diferenças significativas entre eles que podem influenciar na escolha ideal, dependendo das necessidades individuais.

Navegue pela Matéria:

O que é um Asilo para Idosos?

Um asilo para idosos é focado no atendimento médico rigoroso, com uma equipe hospitalar preparada para atender as necessidades médicas dos residentes. Geralmente, atende idosos com deficiências ou doenças que exigem cuidados constantes.

O que é uma Casa de Repouso?

Diferentemente dos asilos, as casas de repouso oferecem um ambiente mais ativo e menos hospitalar. Com uma gama variada de profissionais, buscam preservar a autonomia e incentivar um estilo de vida saudável entre os idosos.

Nível de cuidado e equipe multidisciplinar

Ao discutir os conceitos de asilos e casas de repouso, destacamos a importância de uma abordagem integrada no cuidado ao idoso. Asilos, com sua infraestrutura orientada para cuidados médicos intensivos, contrastam com as casas de repouso, que valorizam um ambiente acolhedor e personalizado. Este último promove não apenas a saúde física, mas também o bem-estar emocional e social, graças a uma equipe multidisciplinar diversificada. 

Os dois modelos contam com equipes multidisciplinares, mas a composição varia significativamente. Asilos tendem a ter um enfoque na equipe clínica, enquanto casas de repouso investem em profissionais de áreas diversas, como terapeutas e animadores socioculturais. Essa diferenciação é essencial para famílias em busca do melhor ambiente para seus entes queridos, refletindo a necessidade de uma escolha informada baseada em cuidados holísticos e qualidade de vida.

Infraestrutura e Recursos

A infraestrutura das casas de repouso e asilos é projetada para atender diferentes necessidades dos idosos. Os asilos, com foco em cuidados médicos intensivos, estão equipados com a tecnologia e as instalações necessárias para atender condições de saúde mais graves. 

casa de repouso ou asilo

Por outro lado, as casas de repouso promovem um ambiente acolhedor e estimulante, com espaços dedicados a atividades recreativas e sociais, visando o bem-estar e a qualidade de vida dos residentes. 

Horário de Visitas

As casas de repouso geralmente oferecem maior flexibilidade para visitas do que os asilos. Essa valorização promove a integração familiar no processo de cuidado dos idosos, oferecendo políticas de visitação flexíveis que facilitam a conexão entre os residentes e seus entes queridos. 

Esta abordagem não apenas reforça os laços familiares, mas também contribui significativamente para o bem-estar emocional dos idosos, criando um ambiente acolhedor que promove interações positivas e suporte emocional, essenciais para uma qualidade de vida superior.

A escolha entre casa de repouso e asilo deve ser baseada nas necessidades específicas do idoso, considerando seu estado de saúde, preferências pessoais e o tipo de cuidado que cada instituição oferece. 

Na Dolce Vivere, entendemos a importância dessa decisão e estamos aqui para oferecer um ambiente acolhedor e cuidados especializados, garantindo o bem-estar dos nossos residentes. Venha nos conhecer e descobrir como podemos ajudar a proporcionar qualidade de vida para o seu familiar.

Publicado por: dolcevivere

45 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *