Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

Setembro Amarelo: prefira prevenir a depressão em idosos

Postado: 20 de setembro de 2021

No dia 10 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, data instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar pessoas de todo o planeta sobre a importância de refletir sobre o tema. No Brasil, a campanha se estende por todo o mês – o Setembro Amarelo, a fim de sensibilizar a população sobre a seriedade do assunto, que está diretamente relacionado aos transtornos mentais, como a depressão.

Durante todos os ciclos da vida, as pessoas estão sujeitas a muitas mudanças, que são acompanhadas de conquistas e rupturas, alegrias e tristezas, encontros e desencontros. Muitas dessas transformações constantes na vida de qualquer ser humano caminham junto com o curso da vida, mas é preciso ter um olhar ainda mais atencioso quando se trata da população idosa.

Isso porque com a chegada da terceira idade muitos idosos tendem a experimentar situações de perda de entes queridos, alterações no corpo, além do pouco tempo que a família, por vezes, dispõe para se dedicar a eles. Dessa forma, quando as mudanças chegam sem que a mente esteja preparada, pode ser desencadeado um grande sofrimento para o idoso que, se não receber a devida atenção e os cuidados necessários, pode levar a quadros de depressão severa. Nos casos mais graves do transtorno, o idoso pode estar mais suscetível a perder o objetivo e, com isso, a vontade de viver.

Confira como identificar a depressão em idosos, como preveni-la e algumas dicas para manter o equilíbrio entre o corpo e a mente na terceira idade.

Como identificar a depressão em idosos?

É importante que a família esteja sempre alerta a qualquer mudança de comportamento repentino que o idoso venha a ter, como, por exemplo, as alterações no sono, perda de apetite, falta de energia e vontade em realizar as atividades do dia a dia, tristeza profunda sem razão aparente, dentre outros sinais. Os idosos podem desenvolver, inclusive, sentimento de inutilidade, que, ao evoluir para quadro de depressão, podem levar, a pensamentos de pôr fim à própria vida.

Portanto, observar a frequência e a intensidade dos episódios é fundamental para prevenir o agravamento do estado de saúde emocional do idoso. O apoio médico e psicológico, desde o surgimento dos primeiros sintomas, também se torna fundamental para conter os avanços da doença.

Alguns fatores que podem levar o idoso a ter depressão:

– Não praticar atividades físicas;

– Estar afastado do convívio social;

– Perda de entes queridos;

– Diagnóstico de doenças;

– Sentimento de inutilidade;

– Uso de determinados medicamentos, entre outros.

Como prevenir a depressão em idosos?

Para ajudar a prevenir quadros de depressão nos idosos, o mais importante é a atuação dos familiares, pois a atenção e o acolhimento podem ajudar, e muito, a fortalecer a sensação de pertencimento àquele núcleo familiar e perceber que é uma pessoa importante e muito amada. Portanto, reservar algum tempo da semana para se dedicar aos idosos da família, com visitas ou simples telefonemas é essencial para ajudar a afastar a depressão e os pensamentos negativos.

Além disso, estimular o convívio social com amigos, manter uma alimentação balanceada e inserir na rotina a prática de atividades físicas supervisionadas ajudam a manter o corpo e a mente em equilíbrio, além de promover a qualidade de vida do idoso. Manter a mente sempre ativa com atividades de lazer, tais como assistir filmes, ouvir músicas, dançar e pintar, e até mesmo prestar algum tipo de trabalho voluntário, podem ser ótimos aliados à saúde emocional na terceira idade.

O importante é que o idoso se sinta bem com a vida e a idade que tem, e que não a enxergue como o fim de sua vida. Lembre-se: estar aposentado e ter muito tempo livre para aproveitar a vida é uma grande oportunidade e privilégio que merece ser valorizado todos os dias.

Publicado por: dolcevivere

14 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *